Contato:

Contato:
(83) 8670-7823 e-mail: artereciclamadeira@gmail.com

sábado, 8 de junho de 2013

REMINISCÊNCIAS DO BATISTA LEITE - SOUSA - PB

GEPBL - Grupo Escolar Prof. Batista Leite. - Sousa-Pb
No bolso da camisa a inscrição GEPBL que alguns engraçadinhos a descreviam como "Gato Escovado, Pelado, Bandido e Ladrão"...pura poesia estudantil do final dos anos 60.
Foi no sertão que nasceram meus antepassados, rever o que sobrou do Batista Leite foi (re)buscar o "religare" de um lugar marcado por uma busca interior, das imagens que quando criança foram construídas. Ali, pude sentir plenamente o mormaço da tarde, o cheiro da terra molhada ou o trafegar das nuvens que o céu do sertão possui. Pude ver na infância o quanto é suprema e bonita a natureza desse lugar.
Na poesia de diversos sertanejos, alguns argumentos que demonstram um certo grau de erudição inspirada no imaginário, também podendo ser lida na literatura regionalista que em muito marcou o modernismo brasileiro. As práticas culturais seculares, os relatos ou histórias de vida das pessoas idosas, os cantadores de viola que rebuscam na natureza nordestina o sentido de seus versos, e que os poetas populares buscam como corpo identificador das sensações, emoções e atitudes dos que fazem do sertão paraibano, uma terra que vale a pena ser conhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário