Contato:

Contato:
(83) 8670-7823 e-mail: artereciclamadeira@gmail.com

terça-feira, 18 de junho de 2013

COMO FAZER PÁTINA EM MÓVEIS - PASSO A PASSO

PÁTINA EM MADEIRA

Você conhece a pátina? A técnica de pintura confere um colorido artificial a certos objetos para envelhecê-los ou decorá-los. A aparência antiga pode ser obtida por meio de aplicação de ácidos e pinturas especiais. Quer aprender esta técnica e aplicar na sua casa?

Primeira etapa: 

A pátina surgiu no sec.XVIII e era utilizada para ressaltar os veios da madeira, característica predominante até hoje.
Considerada uma das texturas mais elegantes e discretas , a pátina nunca sai de moda.

PÁTINA PROVENÇAL
Ou pátina branca, é originária da Provence, região do sul da França.Com muito charme essa técnica rústica transforma móveis velhos em peças super modernas.
Esta pátina geralmente é feita em madeira escura para ressaltar seu efeito.

MATERIAL: lixa 100 ou 150, seladora, tíner, boneca de pano (trouxinha), cera pastosa incolor, estopa, tinta látex PVA branca e pincel macio.

MODO DE FAZER: Lixe a peça , retire o pó e aplique uma camada de seladora (diluída em tíner na proporção de dois para um) com boneca de pano por toda a peça .Deixe secar.
Lixe mais uma vez, com a estopa aplique a cera pastosa incolor apenas em algumas partes ( locais onde será criado o efeito lascado) como cantos, puxadores, quinas etc...
Aplique na peça uma camada de tinta látex branca ( diluída em 10% de água) com pincel macio. Dê outra demão ou várias bem finas para que forme uma camada grossa para que o efeito de lascas seja mais real.
Lixe os pontos em que foi aplicada a cera, evite fazer movimentos de vaivém. O segredo é lixar em um só sentido para reproduzir lascas na madeira.
DICAS:
Ceras a base de silicone costumam ter maior cobertura, proporcionando um bom acabamento. É o caso da cera pastosa incolor microcristal.

Demão: equivale a cada aplicação de tinta ou produto sobre uma base anteriormente aplicada.

Veios: são as ranhuras naturais da madeira.

Agora, mãos na obra. Faça você mesmo. 
Poderá começar com seus móveis. Vai fazer para outros que gostaram do que você fez. Daí para a profissionalização será um pulo. Ganhar dinheiro com isso é a meta. O segredo é caprichar e divulgar seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário