Contato:

Contato:
(83) 8670-7823 e-mail: artereciclamadeira@gmail.com

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

APRENDENDO COM OS ÍNDIOS



O presidente Lula sancionou a lei 11.645 que altera a lei de diretrizes e bases da educação nacional e inclui no currículo oficial da rede de ensino como disciplina obrigatória o estudo da história e das culturas das comunidades afro-descendentes e indígenas do Brasil. Não se trata apenas de uma reforma da lei, mas da proposta de um novo olhar sobre a educação e mais ainda um jeito novo de pensar o Brasil multicultural, disposto a pagar a dívida histórica que tem com as comunidades negras e indígenas e, assim, construir uma pátria mais justa e mais igualitária.
Nesta nova relação, quem sabe, a sociedade dominante descobrirá que pode aprender muito com as comunidades indígenas que ainda vivem de acordo com suas culturas ancestrais. Podemos com eles descobrir como viver uma relação mais respeitosa com a natureza, desenvolver no dia a dia cuidados eficazes de saúde preventiva, priorizar a atenção com as pessoas mais velhas e o carinho com as crianças, sem falar na abertura a uma mística de amor que permeia a vida inteira. 

3 comentários:

  1. A NATUREZA agradece esta iniciativa. Devemos (re)pensar nossas relações com os ìndios ( enquanto os temos).

    ResponderExcluir
  2. "...Quem me dera
    Ao menos uma vez
    Provar que quem tem mais
    Do que precisa ter
    Quase sempre se convence
    Que não tem o bastante"...
    GRANDE RENATO RUSSO

    ResponderExcluir
  3. No Brasil, a população urbana, que vive distanciada das áreas indígenas, tende a ter deles uma imagem favorável, embora os veja como algo muito remoto. Os índios são considerados a partir de um conjunto de imagens e crenças amplamente disseminadas pelo senso comum: eles são os donos da terra e seus primeiros habitantes, aqueles que sabem conviver com a natureza sem depredá-la. São também vistos como parte do passado e, portanto, como estando em processo de desaparecimento, muito embora, como provam os dados, nas três últimas décadas tenha se constatado o crescimento da população indígena.

    ResponderExcluir