”A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega...”
Cecília Meirelles
Janelas recolhidas da rua viraram lindo biombo
PRIMAVERA= REPENSAR + RECICLAR + RENOVAR
Repensar, reciclar e renovar, é o foco, poderíamos dizer assim, de qualquer metabolismo quando se aproximam a primavera e o verão. Independente de passarmos ou não por invernos mais rigorosos, todos nós seres vivos, sentimos a necessidade premente, quase visceral, de preparar-nos para o que está por vir.
Chegam finalmente os dias mais quentes e nós os humanos, seres criativos por natureza, saímos então na busca de sensações de leveza e frescor, de ambientes alegres, cheios de vida e que nos encham da energia destes dias claros e vibrantes, tentando recriar a cada ano uma primavera diferente.
Como disse Peter Drucker:
“a melhor forma de prever o futuro é criá-lo”.
Assim, entram em cena os designers, estilistas, arquitetos e pensadores, que vão materializando por algum motivo todos juntos ao mesmo tempo e na mesma direção, percepções e um reconhecimento subliminar do estado das coisas. São as chamadas TENDÊNCIAS. O que Jung chamou de Inconsciente Coletivo. É...a Tendência do momento é usar a criatividade e Reutilizar aquela calça jeans, fazendo uma customização...e tantas outras idéias.
Inclusive na construção. A onda agora é utilizar elementos abundantes na natureza como bambus e barro (taipa).