Contato:

Contato:
(83) 8670-7823 e-mail: artereciclamadeira@gmail.com

terça-feira, 18 de junho de 2013

RESTAURANDO CADEIRAS APLICANDO PÁTINA

RESTAURANDO AS CADEIRAS E APLICANDO PÁTINA

PASSO A PASSO

*lixar muito bem
*reparar com cola e pregos




*aplicar tinta latex branca
*novamente lixar

*pintar com tinta spray amarela

*voltar a lixar de forma a dar um aspecto mais gasto em algumas zonas e deixar transparecer o branco (pátina)




*aplicar stencil


*aplicar verniz

NÃO FICARAM LINDAS?

ACHADA NO LIXO CABECEIRA VIRA BANCO

CABECEIRA DE CAMA ACHADA NO LIXO VIRA UM LINDO BANCO

VEJA A CABECEIRA JÁ CORTADA



FAZ-SE O BANCO COM MADEIRA REUTILIZADA


ALMOFADAS (TIPO ROLO) DE CHITÃO E UM ACOLCHOADO COMPLETAM ESTA BELA PEÇA DE DECORAÇÃO.

APLICANDO A PÁTINA CERA

A pátina cera é um produto singular. Criado para o restauro de peças, pode ser utilizado na madeira ou sobre tinta acrílica. É um produto profissional.





Uma mesa para microcomputador que estava encostada em nossa empresa vai ser restaurada.



Lixe as partes que estão desgastadas:





Tire o pó resultante do lixamento:





Analisando a cor da lâmina aplicada na peça, decidimos utilizar a cor Van Dick para cobrir as falhas e a cor bronze metalizado para aproximar do original:





Passe sempre com um pincel de cerdas duras:











Aplicando a Pátina bronze:





Em seguida, lustramos para igualar com as outras partes que não sofreram desgaste. Para recuperar a beleza da peça (nos locais onde não passamos a Pátina Cera) foi utilizada uma cera de silicone para móveis.



Olha como ficou a cômoda...linda mesmo!

COMO FAZER PÁTINA EM MÓVEIS - PASSO A PASSO

PÁTINA EM MADEIRA

Você conhece a pátina? A técnica de pintura confere um colorido artificial a certos objetos para envelhecê-los ou decorá-los. A aparência antiga pode ser obtida por meio de aplicação de ácidos e pinturas especiais. Quer aprender esta técnica e aplicar na sua casa?

Primeira etapa: 

A pátina surgiu no sec.XVIII e era utilizada para ressaltar os veios da madeira, característica predominante até hoje.
Considerada uma das texturas mais elegantes e discretas , a pátina nunca sai de moda.

PÁTINA PROVENÇAL
Ou pátina branca, é originária da Provence, região do sul da França.Com muito charme essa técnica rústica transforma móveis velhos em peças super modernas.
Esta pátina geralmente é feita em madeira escura para ressaltar seu efeito.

MATERIAL: lixa 100 ou 150, seladora, tíner, boneca de pano (trouxinha), cera pastosa incolor, estopa, tinta látex PVA branca e pincel macio.

MODO DE FAZER: Lixe a peça , retire o pó e aplique uma camada de seladora (diluída em tíner na proporção de dois para um) com boneca de pano por toda a peça .Deixe secar.
Lixe mais uma vez, com a estopa aplique a cera pastosa incolor apenas em algumas partes ( locais onde será criado o efeito lascado) como cantos, puxadores, quinas etc...
Aplique na peça uma camada de tinta látex branca ( diluída em 10% de água) com pincel macio. Dê outra demão ou várias bem finas para que forme uma camada grossa para que o efeito de lascas seja mais real.
Lixe os pontos em que foi aplicada a cera, evite fazer movimentos de vaivém. O segredo é lixar em um só sentido para reproduzir lascas na madeira.
DICAS:
Ceras a base de silicone costumam ter maior cobertura, proporcionando um bom acabamento. É o caso da cera pastosa incolor microcristal.

Demão: equivale a cada aplicação de tinta ou produto sobre uma base anteriormente aplicada.

Veios: são as ranhuras naturais da madeira.

Agora, mãos na obra. Faça você mesmo. 
Poderá começar com seus móveis. Vai fazer para outros que gostaram do que você fez. Daí para a profissionalização será um pulo. Ganhar dinheiro com isso é a meta. O segredo é caprichar e divulgar seu trabalho.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

sábado, 8 de junho de 2013

CHICO CESAR FALOU E DISSE - SOBRE CULTURA

CHICO CESAR FALA COM PROPRIEDADE E MUITO CONHECIMENTO.
EM CONCORDÂNCIA COM O TEÓRICO.

ARIANO SUASSUNA - CULTURA POPULAR - ARTE DE VIVER





REMINISCÊNCIAS DO BATISTA LEITE - SOUSA - PB

GEPBL - Grupo Escolar Prof. Batista Leite. - Sousa-Pb
No bolso da camisa a inscrição GEPBL que alguns engraçadinhos a descreviam como "Gato Escovado, Pelado, Bandido e Ladrão"...pura poesia estudantil do final dos anos 60.
Foi no sertão que nasceram meus antepassados, rever o que sobrou do Batista Leite foi (re)buscar o "religare" de um lugar marcado por uma busca interior, das imagens que quando criança foram construídas. Ali, pude sentir plenamente o mormaço da tarde, o cheiro da terra molhada ou o trafegar das nuvens que o céu do sertão possui. Pude ver na infância o quanto é suprema e bonita a natureza desse lugar.
Na poesia de diversos sertanejos, alguns argumentos que demonstram um certo grau de erudição inspirada no imaginário, também podendo ser lida na literatura regionalista que em muito marcou o modernismo brasileiro. As práticas culturais seculares, os relatos ou histórias de vida das pessoas idosas, os cantadores de viola que rebuscam na natureza nordestina o sentido de seus versos, e que os poetas populares buscam como corpo identificador das sensações, emoções e atitudes dos que fazem do sertão paraibano, uma terra que vale a pena ser conhecida.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

FAÇO MINHA PARTE - ARTESANATO COM SUSTENTABILIDADE

 QUANDO VOCÊ ADQUIRE UMA PEÇA PRODUZIDA A PARTIR DE MADEIRA REUTILIZADA E UTILIZANDO FERRAMENTAS MANUAIS,  LEVA PARA CASA:
ORIGINALIDADE
CULTURA REGIONAL E LOCAL
CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE
CONTRIBUA COM A CULTURA BRASILEIRA E A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA

terça-feira, 4 de junho de 2013

TRONCO VIRA BANCO

 NA NATUREZA NADA SE CRIA, NEM SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA.
Antoine Lavoisier

Na natureza, tudo o que precisamos, apenas extraímos...... se utiliza, mas não se joga fora, nada se desperdiça, tudo se aproveita....... o homem pode aproveitar tudo aquilo que o ambiente lhe fornecer.




Encontrei esse tronco rolando na areia da praia do Seixas..



Entalhei o Farol do Cabo Branco e dei a forma de um banco.

RESÍDUO DA MADEIRA NÃO É LIXO - ARTESÃO CÓSMICO - TRANSMUTAÇÃO





Artesão Cósmico – Transformando materiais inservíveis em ARTE.

 O ARTESÃO REALIZA UMA TRANSMUTAÇÃO. transmutação, significa transformação de uma substância grosseira em outra mais sutil; TRANSFORMA ENERGIA PARADA, NEGATIVA EM ALGO BELO, POSITIVO, VIBRANTE.

Um novo tempo surge onde é imperioso renovar, reciclar, transmutar, cria-se um novo ciclo de trabalhos com fragmentos de materiais inservíveis.  Um reuso com o que parecia inerte, para que o objeto leve em : uma alquimia permanente.

O termo alquimia hoje já é usado para varias finalidades como gastronomia, musica, arquitetura dentre outras , criando mutações (dai a Trans-mutação), ou seja mudanças, para a obtenção de elementos mais aperfeiçoados. O termo alquimia remete a uma tradição antiga que combinava elementos com vários objetivos , um deles era a transmutação de metais inferiores (chumbo ou ferro) em ouro. Os anos ,décadas e séculos tem se passado e aquele ouro símbolo da riqueza , possui neste século XXI um outro significado, aquele da riqueza interna capaz de gerar a riqueza externa. Para o alquimista, o universo todo tendia a um estado de perfeição. Como, tradicionalmente, o ouro era considerado o metal mais nobre, ele representava esta perfeição. Assim, a transmutação dos metais inferiores em ouro representa o desejo do alquimista de auxiliar a natureza em sua obra, levando-a a um estado de maior perfeição. A alquimia vem se desenvolvendo nos tempos modernos. A mesma é uma arte filosófica, que busca ver o universo de uma outra forma, encontrando nele seu aspecto espiritual e superior´.

ARTESANATO REUTILIZANDO MATERIAIS INSERVÍVEIS

O artesão tradicional é mestre da sua arte: ele projeta e produz, idealiza e executa.
É conhecedor de todas as fases de produção e, por isso, é o autor integral do objeto desde a primeira ideia até à apresentação do produto final.

 O uso de matéria-prima disponível em cada região e o reaproveitamento de outros materiais para criar peças únicas a partir das tradições locais são ingredientes imprescindíveis.

Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
ecologicamente correto;
economicamente viável;
socialmente justo
e culturalmente diverso.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

ARTESANATO E USO DE FERRAMENTAS MANUAIS

 USANDO PLAINA MANUAL
 LIXANDO COM A GLOSA
 FURANDO COM ARCO DE PUA
SERRANDO COM SERROTE


O entulho forma uma parcela importante na composição do lixo das cidades. Esse volume, entretanto, pode ser na realidade muito maior, pois grande parte desses resíduos é coletada clandestinamente e disposto em terrenos baldios, vias públicas, margens de rios, etc., causando graves problemas ambientais.

O ARTESÃO COM SELO ECOLOGICAMENTE CORRETO USA FERRAMENTAS MANUAIS. NÃO BASTA RECICLAR MATERIAIS INSERVÍVEIS. QUEM ESTÁ CONSCIENTE E TEM A PREOCUPAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE, FAZ-SE NECESSÁRIO O USO RESPONSÁVEL DE ENERGIA ELÉTRICA.